O uso de realidade virtual no ensino

O presente projeto tem como objetivo principal propor uma nova didática pedagógica a fim de demonstrar a aplicação de estudos em neurociência cognitiva, utilizando-se de estímulos sensoriais, tendo o processo de imersão em realidade virtual como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Em nível metodológico, esta pesquisa possui caráter qualitativo. Pretendemos adequar a didática pedagógica com uso de realidade virtual para que os diversos tipos de inteligência (múltiplas inteligências), evidenciadas por GARDNER (1994), sejam alcançada de uma forma mais abrangente que nos modelos didáticos atuais. Fazendo com que o uso de tecnologia e o recurso dos próprios alunos, seus celulares, os tornem sujeitos ativos no processo de construção do conhecimento.
¿Cuál es el problema que están resolviendo?
Atualmente os modelos tradicionais de ensino não permitem que os jovens sejam protagonistas na construção do conhecimento. Criamos, dessa forma, uma geração com uma tendência a não enxergar as possibilidades deles mesmos serem os agentes que mudarão o mundo em que vivemos, de forma a garantir a sustentabilidade e a coexistência de tecnologia, desenvolvimento e meio ambiente. Não fazemos, em sala de aula, na maioria das vezes, ambientes propícios a criação, ao questionamento e a inovação. Com o uso de realidade virtual, podemos aumentar o significado do meio ambiente para os estudantes, criando uma aprendizagem que seja de fato significativa e criando neles o sentimento de pertencimento, e, por conseguinte, a vontade de cuidar daquilo que os pertence, daquilo que eles de fato tiveram um contato, mesmo que de forma virtual. Devido à falta de estrutura e recusados do Estado, as escolas públicas em sua maioria não tem meios de conhecerem os biomas que fazem parte de todo um processo biológico de manutenção na vida na terra e em seus próprios núcleos de vida. Fazer com os estudantes criem uma significação quanto a isso, que vai além de páginas de livros, é abrir caminho para um geração que de fato se preocupe com o bem estar na natureza e que proponham soluções para a coexistência das espécies e o desenvolvimento sustentável da economia.
¿Qué impacto positivo tiene su proyecto en su comunidad? Expliquen de la forma más concreta posible cuál es su impacto social, ambiental y/o económico actual. (Max. 500 caracteres)
Em 2018, iniciamos os experimentos com aulas em Realidade virtual, onde 100% dos estudantes afirmam se sentirem motivados com o uso de RV nas aulas. 81,82% dos participantes informam ter pouca dificuldade com uso dos óculos de realidade virtual e 18,18% informa não ter nenhuma dificuldade. 100% dos estudantes afirmam que se sentiriam mais motivados caso o recurso fosse usado nas aulas de ciências, e 72,73% acham as aulas mais divertidas e aprenderiam mais com o uso desse recurso nas aulas.
¿Con cuál de las cuatro áreas temáticas de este desafío se vincula tu propuesta?
2- Educação - Educação de qualidade (ODS 4) / Trabalho decente (ODS 8).
¿Qué hace que su proyecto sea innovador?
​O uso de recursos tecnológicos que se utilizam de imagens, sons ou mesmo animações, são importantes para o processo tanto de significação quanto para o processo cognitivo de aprendizagem e atenção. Ao estimular tais processos o professor faz com que grande parte do conteúdo apresentado seja realmente internalizado pelo aluno, uma vez que o foco da atenção também estará voltado para o conteúdo.​A presente pesquisa justifica-se pela necessidade contemporânea de novos métodos e didáticas no ensino de ciências, especificamente, que melhorem e contribuam ao aluno um aumento na sua capacidade de construção de conhecimento no processo de ensino-aprendizagem. O diálogo dessas didáticas com as atuais tecnologias é fundamental para despertar no aluno o interesse tanto pela escola, quanto pelos conteúdos abordados. Dessa forma, é imprescindível que seja abordado no ambiente escolar o diálogo quanto à incorporação dessas tecnologias (proposta aqui a realidade virtual com uso de óculos VR) nos processos de aprendizagem e principalmente nos conteúdos de ciências. Atualmente é um contrassenso a quantidade de tecnologia da qual a sociedade dispõe e o quanto dessa tecnologia é incorporada ao processo de ensino nas escolas.
Nombre y apellido representante del equipo
Welberth stefan Santana Cordeiro
Equipo
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "O uso de realidade virtual no ensino"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Prof. Welberth Biologia a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

As resistências ao uso de tecnologias em projetos educacionais estão sendo vencidas por iniciativas como essas. Assim, ao invés de, por causa do desconhecimento, desprezarmos as várias possibilidades de desenvolvimento das habilidades de aprendizagens discentes, possamos, como professores, alargarmos o horizonte infinito do aprender a ensinar.
Responder
Reportar
hace 4 años
Precisamos nos atualizar para atender a demanda da geração dos “nativos digitais”, para, assim, sermos efetivos, enquanto professores, no ensino desses jovens tão mais familiarizados com a tecnologia. Obrigado pelo apoio e comentário!
Responder
Reportar
hace 4 años
Projeto extremamente pertinente e coerente com a dinâmica necessária em uma sala de aula nos dias de hoje. Os alunos da atual geração esbanjam habilidade no uso de tablets, celulares e computadores. Porém, na maioria das vezes, o uso está restrito a algo pouco significativo para seu crescimento escolar. Projetos, como o do professor Welberth, chegam para canalizar essa habilidade para algo de grande significância na vida escolar do estudante. Parabéns!
Responder
Reportar
hace 4 años
Obrigado, professor Adriano! A ideia é essa mesmo. Ao invés de competir com os celulares, vamos torná-los ferramentas em sala de aula. Grato pelo apoio.
Responder
Reportar
hace 4 años
Caso se interessem em nos ajudar, fazer doações, custear por meio de parcerias ou mesmo saber mais sobre o projeto, nos encaminhem um e-mail para: welberth.biologiaunb@gmail.com
Responder
Reportar
hace 4 años
Abordagem coerente e realista. Registro muito oportuno em relação a carência de tecnologias na educação pública. Parabéns!!!
Responder
Reportar
hace 4 años
Obrigado, Maria de Fátima. Com o apoio e a divulgação necessárias, temos uma ferramenta fantástica que auxiliará nas novas práxis educacionais da sociedade moderna. Visto que o processo de imersão desperta um sentimento de pertencimento que poucas mídias audiovisuais dispõem. Obrigado pelo seu apoio e comentário.
Responder
Reportar
hace 4 años
Muito bom!!
Responder
Reportar
hace 4 años
Obrigado! Nos ajude a divulgar.
Responder
Reportar
hace 4 años
Ótimo projeto
Responder
Reportar
hace 4 años
Obrigado pelo apoio! Nos ajude a divulgar. Compartilhe.
Responder
Reportar
hace 4 años
Projeto incrível!
Responder
Reportar
hace 4 años
Obrigado pelo apoio! Nos ajude a divulgar. Compartilhe.
Responder
Reportar
hace 4 años
Os custos envolvido na prática ?
Responder
Reportar
hace 4 años
Os custos basicamente são óculos VR com valor médio de R$19,90, cada. Sendo necessários 40 para render a uma turma convencional da rede pública, as quais variam de 35 a 40 alunos por turma.
Responder
Reportar
hace 4 años