Roka
- Problema que resuelve su propuesta
- O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor, e seu descarte incorreto causa problemas não só nas cidades, mas também impulsiona a poluição de rios, lagos e oceanos, trazendo morte de animais, poluição das águas e até mesmo prejuízos para o turismo. O Brasil, de acordo com a WWF - World Wide Fund for Nature (2019) é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, com 11,3 milhões de toneladas. Desse total, 91% é coletado - cerca de 10,3 milhões de toneladas, mas apenas 145 mil toneladas, ou seja, 1,28%, são efetivamente reciclados. O índice do país, então, fica bem abaixo da média global de reciclagem de plástico, que é de 9%. Na capital do Espírito Santo, Vitória, são recolhidos, em média, 10 mil toneladas de lixo por mês (FOLHA VITÓRIA, 2019), mas desse total apenas 3,5% estão aptos a serem reciclados (HOJE ES, 2021). O problema do plástico, então, é global, e é urgente que iniciativas, tanto para sua substituição, quanto para o descarte estejam cada vez mais presentes.
- ¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
- A Roka obteve ótimos resultados já nas primeiras 3 semanas de coleta. 13 pessoas da comunidade participaram, 76,92% realizaram a separação do plástico, totalizando cerca de 14,5 kg de resíduos coletados, com redução de 9 kg de CO2. Atualmente, após 5 coletas, conseguimos expandir para 7 casas cadastradas e 25 pessoas impactadas, coletando um total de 50,55 kg de plástico e reduzindo 31 kg de CO2. Após validarmos a recepção da comunidade ao projeto, estamos estabelecendo parcerias com o comércio e a escola local, para ampliarmos nossa capacidade de atuação. O objetivo é ser referência na mudança de perspectiva da população capixaba sobre resíduos, e futuramente contar com expansão nacional e internacional, revolucionando a relação entre resíduos e comunidades, e transformando problemas em fonte de renda. Queremos mudar a relação das pessoas, em especial em locais com acesso restrito a serviços de coleta, para que se sintam responsáveis pelos resíduos e enxerguem valor naquele material.
- ¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
- Porque sabemos que é urgente a necessidade de mudanças no nosso modo de vida e de consumo, e que mudanças individuais, sem uma verdadeira reorganização da sociedade colocando a preservação da natureza no centro dos debates, será ineficiente para parar a catástrofe ambiental. Precisamos nos organizar coletivamente, debater idéias e colocá-las em prática como sociedade que sabe que seu futuro é determinado por ações do presente. Somos jovens, temos disposição e coragem para assumir o protagonismo na luta pela proteção do meio ambiente e dos oceanos. Cansamos de só escutar promessas de mudanças, vamos fazê-las acontecer agora. Os materiais descartados de maneira incorreta, são uma ameaça a vida marinha e seu ecossistema, pois a presença do lixo em regiões costeiras acarretam em danos não só ambientais como econômicos. Poder fazer parte de uma ação que influencia diretamente no nosso futuro e da vida marinha é colocar nossos valores em prática em prol de uma vida mais sustentável.
- Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
- ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Roka"
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Roka"
Colabora
Regístrate o ingresa para ayudar a Pedro Henrique Sena Lima a mejorar su propuesta.
Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta
Regístrate o ingresa para reportar este comentario